Saúde
Com vacinação avançada e diminuição de internações, Guanambi desativa Hospital de Campanha aberto em parceria com a Ânima/UniFG
30/07/2021

Completando nesta sexta-feira (30), mais de 60 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19 e com índices de vacinação contra a Covid-19 da primeira e segunda dose, superiores à média estadual e nacional, além do ritmo de internações caindo a cada dia, a Prefeitura de Guanambi desativou nesta quinta-feira (29), o Hospital de Campanha aberto há pouco mais de 4 meses, em 10 de março deste ano,  em parceria com a Ânima/UniFG.

A Secretaria de Saúde manterá o PA Covid e o Hospital Municipal abertos para atender os pacientes que necessitem do atendimento médico.

🏥 - Aberto no pior momento da pandemia

Aberto no momento mais crítico da pandemia em Guanambi, onde colapsou os leitos do PA Covid e do Hospital Municipal, a estrutura do Hospital de Campanha foi implantada em tempo recorde, em apenas oito dias, e era o maior hospital de campanha do interior da Bahia, e contava com 31 leitos clínicos, incluindo uma Sala Vermelha, devidamente equipados e com capacidade para ampliação.

Localizado no centro da cidade, na avenida Barão do Rio Branco, a estrutura nova e ampla, contava com dois pavimentos, era toda climatizada e mobiliada. No local, funcionava a Clínica Universitária da Instituição. O espaço foi cedido sem custos para o Município.

Leitos ociosos

Com a aplicação de vacinas contra a Covid-19 bem avançada, os números de internações caíram drasticamente, e muitos leitos ficaram ociosos em vários dias, com taxa de ocupação zerada.

🙏 - Café da Manhã de agradecimento

“Falta palavras para agradecer o nosso secretário Felipe Duarte que articulou pessoalmente com a Ânima/UniFG, todos os secretários e parceiros que ajudaram arduamente, nosso prefeito Nilo Coelho e vice-prefeito Nal, e claro, todos os profissionais de saúde que ofereceram um atendimento humanizado aos pacientes que aqui ficaram internados”, disse emocionada a secretária de saúde Roberta Mota.

Para o prefeito Nilo Coelho, sua maior missão nestes primeiros meses de gestão, era oferecer o atendimento médico digno e que nenhum filho da terra ficasse sem o suporte necessário. “Estamos vencendo esta batalha, com a vacinação avançada e mais agora, duas estruturas oferecidas, iremos atravessar a pandemia com coragem e trabalho”, disse.

Em viagem a trabalho, o secretário Felipe Duarte enviou mensagem aos presentes, onde reafirmou a sua disposição de seguir ajudando a gestão em todas as missões que lhe forem colocadas pelo prefeito Nilo Coelho.

Um café da manhã foi oferecido no Cube de Campo, aos colaboradores que trabalharam no projeto. O diretor administrativo da Ânima/Unifg, Mauro Ribeiro, além de Poliana, administradora do Hospital Universitário, foram homenageados em nome da instituição, como também todos os servidores.

Autor: