Secretaria de Planejamento
Câmara de Vereadores de Guanambi aprova PL do Executivo que cria e disciplina a Guarda Civil Municipal Armada; edital de concurso já tem previsão de publicação
14/01/2022

A Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou por unanimidade em segunda Sessão Extraordinária na tarde desta quinta-feira (13), o Projeto de Lei Complementar nº 41/2021 enviado pelo Prefeito Nilo Coelho que cria e disciplina a Guarda Civil Municipal Armada - (GCMG).

Durante a votação na Câmara foram incluídas 07 emendas apontadas pelos parlamentares. A GCMG terá idade mínima de acesso de 18 anos e máxima de 40 anos, com percentual mínimo de 30% para o sexo feminino. A Lei também institui também o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Guanambi que promoverá, dentre outros, o curso de formação de Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito.

Edital do Concurso já tem previsão para publicação

A GCMG ficará sob a gestão da Secretaria Municipal de Planejamento. Segundo o secretário da pasta, Coronel Lira, existe a previsão de lançamento do Edital de Concurso para a primeira quinzena de fevereiro. O concurso para 100 vagas já está autorizado pelo prefeito municipal e serão disponibilizadas 80 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e 20 para Agente de Trânsito, totalizando 100 vagas no total.  Segundo o prefeito Nilo Coelho, a aprovação é sinal de maturidade da Câmara Municipal e atendimento de um pleito antigo da população. “Este é mais um compromisso de muitos anos que estamos cumprindo”, frisou.

Requisitos para o Concurso Público

Dentre os requisitos, tem-se a obrigatoriedade do ensino médio completo, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e máxima de 40 (quarenta) anos, altura mínima de 1,60 metros (candidatos do sexo masculino) e 1,55 metros (candidatas do sexo feminino) e possuir carteira nacional de habilitação (CNH) no mínimo na categoria “AB”.

Cota feminina e racial de 30% cada

O concurso reservará o percentual mínimo de 30% das vagas para o sexo feminino, que corresponde a 24 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e 6 para Agente de Trânsito, no mínimo e também cota racial de 30%. O concurso terá as seguintes etapas: Prova Objetiva e redação, Exame Médico, Investigação Social, Prova de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Curso de Formação.

O Edital para o Concurso Público já foi autorizado pelo prefeito Nilo Coelho. “Este é mais um compromisso de muitos anos que estamos cumprindo”, frisou o gestor.

Secretário Municipal de Planejamento Inácio Paz de Lira Júnior - Coronel da Reserva da PM e profissional com ampla experiência em Segurança Pública e advogado.

*Imagens das GCMs meramente ilustrativas

Autor: Assessoria de Comunicação