Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Assistência Social realizará no dia 18, Live que faz parte da campanha contra abuso e exploração sexual infanto-juvenil
14/05/2021

Na próxima terça-feira (18), acontece de forma virtual, por meio da página oficial da Prefeitura de Guanambi no Facebook, às 19h, a live da campanha "Faça Bonito", uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A live da campanha acontece justamente no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, que tem como público alvo usuários das políticas de assistência social e de saúde, gestores, professores, alunos, pais e funcionários das escolas públicas e privadas do município de Guanambi.

Embora o evento seja transmitido apenas por um dia, as atividades da campanha são feitas durante todo o mês de maio, desde a capacitação dos profissionais da saúde (como Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde) para saberem como identificar e intervir nas situações de abuso, até a ampla divulgação por meio da imprensa local, adesivação e entrega de panfletos para alunos da cidade.

Segundo a secretária de assistência social, Rúbia Maria, a campanha é de extrema importância em tempos de pandemia. “Devemos proteger nossas crianças de uma situação tão grave que é a exploração sexual. Nesse momento de pandemia muitas crianças e adolescentes estão fora das escolas e infelizmente podem estar em maior risco devido à convivência com abusadores”, disse a secretária.

A Campanha

A Campanha Faça Bonito visa mobilizar e convocar toda a sociedade guanambiense para o compromisso de proteger crianças e adolescentes.A data escolhida, dia 18, faz referência ao "Caso Araceli", quando em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O Caso Araceli, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos.

Casos

No município de Guanambi, os casos de violência sexual infantil notificados e acompanhados pelo CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) e pelo Conselho Tutelar, subsidiam a análise situacional dessa problemática no município e alertam para a necessidade da consolidação de novas estratégias para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes:

Convém ressaltar que apesar desses números serem alarmantes ainda ocorrem as subnotificações, escondendo ainda mais a realidade que pode ser muito mais complexa. Dados da ABRAPIA (2015) revelam que somente cerca de 10% a 20% dos casos de abuso contra crianças e adolescentes são denunciados.

Canais de Denúncia

Nesse momento de pandemia, é mais importante ainda voltar o olhar e o cuidado para a garantia da integridade física e psicológica das crianças e adolescentes. O abuso sexual muitas vezes permanece velado pelos membros da família e pelas vítimas, que não conseguem denunciar e pedir ajuda.

Em caso de suspeita de possíveis violações de direitos contra crianças e adolescentes, DENUNCIE!

• DISQUE 100 - Serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual.
• Conselho Tutelar de Guanambi: (77) 3451 - 8749   /  (77) 99961 – 4394.
• Policia Militar: 190.
• Policia Civil: 197  /  (77) 3451 – 8774.
• CREAS: (77) – 99847 – 1450.

Autor: Assessoria de Comunicação