Gabinete
Prefeito de Guanambi assina Ordem de Serviço para implantação de moderno sistema de georreferenciamento na cidade
07/12/2018

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, assinou nesta quarta-feira (5), a ordem de serviço para realização de uma importante ação de modernização da gestão municipal. Com recursos na ordem de R$ 2.243.371,13 (dois milhões, duzentos e quarenta e três mil, trezentos e setenta e um reais e treze centavos), a cidade será uma das primeiras da região sudoeste a implantar o moderno sistema de georreferenciamento.

A Prefeitura, através da Empresa Geodados – Geoporocessamento irá iniciar a 1ª etapa de serviços para atualização de cadastro municipal e modernização da gestão, com o serviço de georreferenciamento, que fornecerá informações precisas e facilitará a definição de políticas públicas, além de poder planejar a oferta de serviços de saúde, educação, transporte público, coleta de lixo, regularização fundiária, entre outras demandas, que beneficiem toda a população.

“Com este programa teremos em mãos, todos os dados sociais, econômicos, culturais, demandas, potencialidades para planejarmos a gestão de forma a investir os recursos para viabilizar os serviços públicos”, destaca o Prefeito.

O sistema a ser implementado, consiste no processamento informatizado de dados georreferenciados, que utiliza sistemas que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas, além da utilização de variadas aplicações.

De acordo com o Secretário Municipal da Fazenda, Roberto Julio Oliveira, o programa é um avanço para colocar o município no rol da modernidade, no contexto das cidades inteligentes e sustentáveis do ponto de vista do seu desenvolvimento. “Há muitos anos o município vem com o seu cadastro defasado, o que temos hoje não condiz com a realidade da cidade, com este serviço contratado pelo Prefeito, que é um cadastro multifinalitário, com aerofotometria, imagens aéreas com perfeição, que vai trazer muitos benefícios para a população”. Segundo o representante da empresa vencedora da licitação, Elton, o “projeto é de vanguarda, e uma ação com visão empreendedora que vai ser um marco pra cidade”.