Acessibilidade logo

Acessibilidade

bat-papo

Fale com a Prefeitura

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    Fixo: (77) 3452-4306

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda à sexta-feira, das 08:00 às 12:00/ 14:00 às 18:00

    Praça Henrique Pereira Donato, 90 Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Saúde
Guanambi investe no controle de natalidade para diminuir população canina nas ruas e reforçará testagem contra a Leishmaniose (Calazar)
11/01/2022

Em Guanambi tem sido alvo de queixas o grande número de cães soltos nas vias públicas, a pandemia acelerou o abandono nas ruas. O CCNC - Centro de Controle de Natalidade Canina tem atuado cuidadosamente no enfrentamento deste problema. Somente no ano passado, 932 animais foram submetidos a procedimentos no centro.

 

🐶 - Mais de 932 cães atendidos em 2021

 

Foram recolhidos das ruas 302 cães que ofereciam algum tipo de perigo para integridade física dos transeuntes, em muitos casos provocando  acidentes. Após recolhidos, são levados para o CCNC, onde são submetidos a exames, vermifugação, vacinação, castração e reabilitação.

 

“Neste ano que passou foram entregues no canil 469 animais por pessoas que dizem não ter mais condição de criar ou de tratar muitos dos animais que estão doentes, é a chamada demanda espontânea”, diz o veterinário Dácio Plácido. 

 

🚫 - Quase metade testa positivo para Calazar

 

Foram submetidos a testes de sorologia 647 cães e 288 deles testaram positivo para leishimaniose (44,5%), o que significa um alto risco de propagação do calazar.

 

🐶 - 281 cães castrados

 

Ainda segundo o veterinário, foram castrados 281 animais que podem ser ressocializados ou disponibilizados para adoção. O custeio com o centro neste ano de 2021 foi no montante de R$ 21.316,96 para compra de ração, medicamentos, insumos, vacinas, etc.

 

🌡 - Teste gratuito de Leishmaniose visceral (Calazar)

 

A Vigilância Epidemiológica fará nesta semana testagem de cães domésticos nos bairros onde existe a maior população canina. O trabalho de testagem segue  normalmente em outras regiões.

 

- Quarta-feira (12/01) - 07h às 13h na Praça do bairro Monte Azul para os moradores locais e do Residencial dos Pássaros;

 

- Quinta-feira (13/01) - 07h às 13h na Praça Residencial das Árvores.



Autor: Assessoria de Comunicação