Saúde
Guanambi iniciará campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva no dia 13 de agosto
04/08/2022

A Prefeitura de Guanambi, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, iniciará no dia 13 de agosto a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva.

A vacinação vai até o dia 09 de setembro e será realizada tanto na sede quanto na zona rural. A vacina tem validade de um ano e é essencial para prevenir a raiva e os cronogramas de vacinação estão disponíveis ao final desta matéria.

Raiva

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou animais enfermos.

Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos, persistindo durante toda a evolução da doença. A morte do animal acontece, em média, entre 5 a 7 dias após a apresentação dos sintomas. Em relação aos animais silvestres, há poucos estudos sobre o período de transmissibilidade, que pode variar de acordo com a espécie.

Programa de vacinação

O Programa Nacional de Profilaxia da Raiva foi criado em 1973, com o intuito de controlar a raiva, por meio de ações voltadas aos animais domésticos (cães e gatos) e profilaxia das pessoas mordidas por mamíferos infectados pelo vírus rábico. Assim deu-se inicio a Campanha Nacional de vacinação contra raiva em cães e gatos.