Programa de Anemia Falciforme (PAF) já funciona em Guanambi
O QUE É ANEMIA FALCIFORME?
Considerada um grave problema de saúde pública. É uma doença genética de maior incidência no Brasil. Atualmente nascem cerca de 3500 crianças por ano com doença falciforme, sendo (1) bebê a cada 1000 nascimentos. Considerada uma doença grave, ainda sem cura, que pode trazer implicações sérias e até mesmo o óbito. A incidência é alta em todo País, em especial na Bahia.
As pessoas com o diagnostico de Anemia Falciforme devem ser inscritas no (PAF de Guanambi) – Programa de Anemia Falciforme. Onde serão atendidas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, Composta por Médico, Enfermeiro, Assistente Social e Odontólogo. Os profissionais que fazem parte dessa equipe foram treinados no HEMOBA em Salvador e estão preparados para assistir os doentes do município de Guanambi e Região.
A implantação deste programa se deu no município no mês de junho de 2013, Oferece Consulta clínica, vacinação, tratamento e acompanhamento multidisciplinar. O ambulatório esta situado na Praça Osvaldo Cruz anexo a POLIMEG, funciona de segunda a sexta horário administrativo.
Equipe do PAF de Guanambi
Médica -Vanina Alencar
Enfermeira- Aracy Filha
Assist. Social- Francis Dielli Ribeiro
Odontólogo- Marcos Macedo
