GUANAMBI: Secretaria Municipal de Saúde realiza atividades de apoio à saúde do trabalhador

Com o objetivo de promover a qualidade de vida, incentivar a prevenção e alertar para os riscos à saúde dos trabalhadores em atividades mais vulneráveis, a Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, através do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Equipes de Saúde da família, com o apoio do CTA, Departamentos de Vigilância em saúde e de Atenção Básica, realizou na tarde desta terça-feira (25), nas dependências do auditório São José no Bairro Vomitamel, diversos serviços e atividades de saúde junto aos trabalhadores que lidam com materiais recicláveis através de uma cooperativa na cidade. Esta iniciativa faz parte de uma primeira intervenção através do “Projeto Reciclando Saúde”, que irá promover ações junto aos trabalhadores com atividades laborais que incidem riscos potenciais e iminentes à saúde do trabalhador.

- Diversos Serviços de Saúde -
Durante toda a tarde vários serviços de saúde foram oferecidos aos trabalhadores, como exames clínicos, de glicemia, tipagem sanguínea, aferição da pressão arterial, cálculo do IMC, consulta com o dentista, vacinação contra a febre amarela, tétano, hepatite B e tríplice Viral. Foi realizado também uma  palestra com o Enfermeiro Ricardo Viana, que falou sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual.
O objetivo das atividades desenvolvidas pelo NASF é melhorar a qualidade de assistência prestada, reforçar vínculos entre equipe de saúde e população visando, acima de tudo, esclarecer que a saúde não se obtém apenas com medicamentos e médicos, mas, também, com alteração de estilos de vida e a prevenção através da informação.


- CTA/SAE de Guanambi -
O Centro de Referência para DST/ Aids e Hepatites Virais  oferece assistência para Guanambi e região  através do   CTA/SAE  (Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada). A equipe é composta por: Médico Infectologista,  Médico Clínico, 2 Enfermeiras, Assistente Social, Bioquímica Farmacêutica, Psicóloga, Sanitarista, Técnico em Enfermagem, 2 Auxiliares de laboratório, 2 Recepcionistas, Motorista e Serviços Gerais. No Projeto Reciclando a Saúde foi oferecido pelo CTA/SAE palestra educativa, aconselhamento pré-teste, testagens para HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, Aconselhamento pós-teste e distribuição de material educativo e preservativo.

Diversos profissionais foram envolvidos nesta intervenção social de saúde, participou um Médico, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Odontólogos, Técnico em Saúde Bucal, Vacinadores e Agentes Comunitários de Saúde.


Durante o evento, ficou exposto diversos produtos feitos com materiais recicláveis, que foram confeccionados pelos usuários  do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial de Guanambi, que fabricaram desde vassouras, objetos de decoração natalina a utensílios domésticos.
No final da tarde, ao findar dos trabalhos, os trabalhadores receberam a doação de diversos equipamentos de proteção Individual, como luvas, máscara e botas. A intervenção em saúde através do “Projeto Reciclando Saúde” não se restringe apenas a uma tarde, os trabalhadores serão acompanhados nos seus respectivos PSF´s e receberão a visita de profissionais de saúde para também acompanhar a família dos trabalhadores.






Galeria de Fotos

Fale conosco