Gabinete
SENAI inaugura a Unidade Nilo Coelho em Guanambi; prefeitura firmou convênio para oferecer 12 cursos
15/10/2021

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Bahia) inaugurou em Guanambi nesta sexta-feira, dia 15/10, a sua mais nova unidade no estado, o Centro de Formação Profissional (CFP) Unidade Nilo Coelho.

Participaram da inauguração, prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades, a exemplo da Associação de Indústrias Guanambiense e do Consórcio do Alto Sertão.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, foi representado na solenidade pelo conselheiro da Federação, Adalberto de Souza Coelho, que também fez a saudação ao homenageado, reconhecendo sua contribuição para a Bahia e o desenvolvimento econômico de Guanambi.

Ele também destacou a importância do Sistema S para o país e lembrou que ele é financiado pelas empresas. Adalberto Coelho destacou que são 800 unidades do SENAI no país e 2 milhões de alunos matriculados em todo o país. "Temos a consciência que estamos preparando o futuro para a indústria", frisou.

O prefeito Nilo Coelho observou em seu discurso o simbolismo da chegada do SENAI a Guanambi. "Quando vejo o SENAI se implantar na minha terra, não pela homenagem que me presta, mas pelo futuro que desponta, eu sinto-me mais forte ainda. Vamos juntos continuar a luta por uma sociedade melhor, pelo progresso, pelo desenvolvimento, pelo amanhã", declarou.

🤝 - PARCERIA COM A PREFEITURA DE GUANAMBI

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Guanambi, Fabrício Lopes, “o SENAI firmou parceria com a Prefeitura Municipal, que permitirá formar quase 500 alunos em 12 diferentes cursos, com um programa de capacitação de 25 alunos em quatro diferentes cursos para formar eletricistas de rede, que serão absorvidos por uma subsidiária da Coelba que atua no município”, comemorou. Com a inauguração da unidade na cidade, o SENAI totaliza 22 unidades na Bahia, 18 delas no interior.

🏬 - INFRAESTRUTURA

A Unidade Nilo Coelho, localizada na Rua Profa. Nilza Cardoso, tem capacidade para receber cerca de 200 alunos por turno. O empreendimento de 642 m² de área construída recebeu investimentos da ordem de R$ 2 milhões feitos pelo SENAI. O prédio conta com quatro salas de aula, um laboratório de informática, um galpão de aulas práticas e uma biblioteca. No local, estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes de diferentes níveis (iniciação, qualificação e jovem aprendiz para a indústria), tanto para a comunidade, como empresas e prefeituras. A unidade tem cursos nas áreas de Alimentos, Automação Industrial, Manutenção, Segurança e Vestuário e Calçados.

Guanambi é o município com maior número de empresas industriais do Território de Identidade Sertão Produtivo, que reúne 19 cidades, entre as quais Brumado e Caetité. A produção industrial da região tem como segmentos principais produtos minerais, metálicos e alimentícios, além de vestuário.

📲 - Solenidade foi transmitida ao vivo pelo Instagram no link: https://www.instagram.com/p/CVDb0NBo6aL/