Gabinete
Prefeito de Guanambi assina Termo de Compromisso para criação do curso de medicina na cidade
23/10/2014

Durante um concorrido ato realizado no gabinete municipal, o prefeito Charles Fernandes assinou na manhã desta quarta-feira (22) o Termo de Compromisso que autoriza a implantação do primeiro curso de medicina em Guanambi. Com isso, o município se compromete a manter a estrutura necessária na rede pública de saúde para a habilitação da faculdade. Somente Guanambi e mais 38 cidades do Brasil atenderam aos diversos e rigorosos critérios e exigências do MEC e Ministério da Saúde para a implantação do curso de medicina.

Durante o seu discurso, o prefeito expressou a sua imensa satisfação em estar vivenciando um momento histórico para a cidade, “esta vitória é do povo de Guanambi, a nossa cidade vem experimentando um grande ritmo de crescimento, e em todas as frentes, inclusive na gestão pública municipal, que graças a esta parceria com o governo federal e estadual, muitas obras e ações estão melhorando a vida de nossa gente”, frisou. O Dr. Hêider Aurélio Pinto, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, representou o Ministro da Saúde Arthur Chioro.

Próxima etapa é o edital

Segundo Dr. Hêider, a próxima etapa será a publicação do edital de seleção, que deverá ser publicado em menos de 10 dias úteis, e que até o final do ano, já deve ser publicado pelo Ministério da Educação o nome da faculdade selecionada para instalar o curso de medicina em Guanambi, “para que uma unidade educacional possa sediar o curso de medicina, será preciso bem mais do que simplesmente participar do edital. Nós vamos considerar a saúde financeira da instituição, a capacidade de infraestrutura, a nota adquirida em outros cursos da área de saúde e a avaliação da instituição através do MEC”, comentou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. Existe a previsão de início de aulas para aprimeira turma de medicina para o segundo semestre de 2016.O representante do Ministério da Saúde ressaltou que também caberá à entidade de ensino superior selecionada implantar no município, dentro do prazo de um ano após o início das aulas, a residência em Medicina Geral da Família e Comunidade. “Assim, será possível ampliar o atendimento na Atenção Básica, outro ponto fundamental”, segundo Dr. Hêider, “e saber qual será o plano de investimentos que essas instituições educacionais irão propor para a cidade de Guanambi, ou seja, será requerida uma interligação com a rede de saúde pública envolvendo as unidades de saúde que a cidade possui”, frisou.

A instituição privada que cumprir os requisitos e vencer o edital de seleção, deveráoferecer o curso de medicina alinhado com os projetos voltados para o ensino superior como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), oportunizando a todos o acesso ao curso de medicina instalado em Guanambi.

A abertura do novo curso na cidade foi anunciada pelo governo federal no início do mês de setembro. Guanambi está entre as 06 cidades baianas que atenderam às exigências, medidas e compromissos do Programa Mais Médicos, que tem como objetivo ampliar e interiorizar as vagas de graduação em medicina em todo o país, além de melhorar a formação e as condições do atendimento em todo o território nacional.

Estiveram presentes no evento, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Dr. Hêider Aurélio Pinto, Washington Abreu,Superintende de Recursos Humanos da SESAB, que esteve representando  o Secretário Estadual de Saúde, Washington Couto, os deputados estaduais Ivana Bastos, o vereador e deputado estadual eleito, Vitor Bonfim, além do deputado federal Daniel Almeida, que ao final do ato público, junto ao prefeito Charles Fernandes assinaram o Termo de Compromisso firmado entre a Prefeitura de Guanambi e o Ministério da Educação.

Participaram também do ato, muitos populares, secretários municipais, lideranças comunitárias, vereadores e representantes de diversas intuições de ensino da rede pública e privada, quepuderam presenciar um momento histórico, que irá propiciar a Guanambi e região, diversas melhorias, em setores distintos de nossa comunidade regional.

Autor: Ascom/PMG