Secretaria de Cultura
Lançamento do Selo Municipal marca atividades do Centenário
10/08/2019

Uma noite memorável. Assim pode ser definida a realização da entrega do Selo Municipal e do Carimbo Comemorativo aos 100 anos de Guanambi, entregue pelos Correios, ao município através da Prefeitura Municipal. Para marcar o evento, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer promoveu um lindo ato que reuniu militantes da área cultural, representantes de entidades, populares e autoridades.

Em seu pronunciamento, o gerente da região oeste dos Correios, Rondinele Queiroz de Carvalho destacou a importância da parceria, e a importância de Guanambi no contexto social-econômico e administrativo do estado. “É um marco histórico para os Correios associar sua marca a prefeitura e ao seu povo, valoriza a instituição e reafirma que Guanambi é apaixonante, parabenizo seus gestores e seu povo”.

Já o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Paulo Costa, frisou o simbolismo histórico do ato ser realizado no Memorial de Dona Dedé ao lado do Mercado Municipal, dos lindos pontos de início da história. “Um selo e um carimbo que registram um dos belos momentos do nosso Centenário”.

Ao encerrar a solenidade, o prefeito Jairo Magalhães, agradeceu a Deus pelo momento, destacando a felicidade de estar prefeito nesse momento histórico. “É motivo de alegria liderar os esforços do nosso povo na construção de uma cidade cada vez melhor de trabalhar e viver”.

O prefeito salientou ainda o significado histórico do selo e do carimbo comemorativo. “Isto representa muito, vai ajudar a contar a nossa história, registrando para a posteridade nosso Centenário e marcando este tempo para as próximas gerações”.

No evento foi entregue uma réplica do selo e do carimbo para vereadores, secretários, representantes do sindicato dos trabalhadores rurais, Câmara de Dirigentes Lojistas, Fundação Joaquim Dias Guimarães, Academia Guanambiense de Letras, vice-prefeito Hugo Costa, deputados federais Daniel Almeida, Charles Fernandes, deputada estadual Ivana Bastos e a primeira dama Gabriela.

O carimbo comemorativo ficará na unidade dos Correios em Guanambi, para ser colocado em todas as correspondências e uma cópia na central de vendas a distância no Rio de Janeiro onde os marcofilistas e colecionadores de marcas postais do mundo todo enviam suas peças para serem carimbadas.

Para encerrar, foi feita uma homenagem ao saudoso escritor e historiador Elisio Guimarães, com a presença de sua esposa Elda, a leitura de um poema pelo escritor Danilo e diversas apresentações musicais e recitais, além da presença da artista Rose Fernandes que pintou em tempo real um quadro retratando o momento, que foi adquirido pela prefeitura.