Centro de Controle de Natalidade Canina de Guanambi já tem previsão de inauguração - Notícias - Prefeitura de Guanambi - Site Oficial

Centro de Controle de Natalidade Canina de Guanambi já tem previsão de inauguração

Sexta, 11 de Maio de 2018

Saúde

Construída com recursos próprios do município e em fase final de acabamento, o tão esperado Centro de Controle de Natalidade Canina de Guanambi ganhou nesta semana, a sua previsão de inauguração, visto a necessidade urgente de intervenção com a grande população canina que aflige a população local. Em visita as obras do equipamento de saúde, o prefeito Jairo Magalhães, acompanhou a evolução dos serviços ao lado do Secretário Municipal de Saúde, André Moitinho. Ambos foram unânimes em dizer que em menos de 60 dias, as obras estarão concluídas e a unidade deve imediatamente iniciar as suas atividades.

 

A área está localizada no antigo canil municipal, às margens da BR-030, saída para Palmas de Monte Alto, e terá a capacidade estimada para castração de 50 animais por mês, totalizando 600 ao ano,  o que deve diminuir consideravelmente a curto e médio prazo, a população de cães vagantes pela cidade.

 

Para o prefeito, com o centro de controle, a prefeitura e a Secretaria de Saúde está  atendendo a um clamor antigo da população e entregará uma ação de vanguarda em toda a Bahia.  “Iremos trabalhar em parceria com as organizações protetoras dos animais, que irão nos auxiliar na adoção dos mesmos, este é um projeto de pioneiro, que seguirá  todos os protocolos técnicos e exigências da Fundação Nacional de Saúde - (FNS) e Ministério da Saúde”.

 

Segundo André Moitinho, a estrutura irá acomodar os animais que serão capturados nas vias públicas. Inicialmente, estes passarão por triagem, diagnóstico laboratorial para leishmaniose, castração, vacinação e colocados para adoção. “Toda esta preocupação tem como finalidade obter um maior controle da população canina, o que irá diminuir sensivelmente, a ocorrência de acidentes, ataques a transeuntes e disseminação de diversas doenças”, disse. O centro é dotado de recepção, centro cirúrgico, local de pós-operatório, baias coletivas e individuais, etc, e contará com veterinário e equipe capacitada. “O animal ficará em observação durante 15 dias e logo após, depois de todo o cuidado, será colocado para adoção”, conclui Moitinho.

 


Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guanambi


Últimas Notícias